quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CUIDADOS NA DERMATITE ATÓPICA


DERMATITE ATÓPICA


A dermatite atópica é uma doença cronica. Geralmente afeta individuos com história pessoal e/ou familiar de asma ou rinite ou dermatite atópica. É uma doença hereditária. A doença pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum no 1o. ano de vida em todo corpo, na idade pré-escolar aparece nas dobras e na idade adulta em mãos e pés.
Em algumas vezes só o exame do paciente já é o suficiente para o diagnóstico, pois nem sempre os exames são positivos.
Os sintomas principais são coceira e ressecamento da pele com vermelhidão. Os fatores de piora:
Pele seca: causada por banhos quentes e demorados, excesso de sabonete
Poeira
Detergentes e produtos de limpeza em geral
Calor e transpiração: que pode ser amenizado com banhos frios 3 a 4 vezes por dia
Roupas de lã e tecidos sintéticos e roupas por muito tempo guardadas no armario
Estresse emocional
Alguns alimentos *leite, ovos e amendoim

Tratamento:
Manter a casa bem ventilada, com luz solar;
Retirar a poeira da casa com pano úmido;
No quarto: retirar bichos de pelúcia, cobrir colchão e travesseiro com capa anti-alérgica e anti-ácaro,usar edredons, lavar as roupas de inverno antes de usá-las;

O banho deve ser rápido, morno, com sabonete hidratante, sem bucha ou esponja. Usar creme hidratante recomendado após todos os banhos;

Banhos de mar e exposição ao sol com bloqueador solar podem ajudar algumas pessoas.

Os produtos de limpeza não devem ter odor forte e deve-se usar luvas para manipulá-los;

Reduzir o estresse: priorizar e organizar o tempo, praticar exercícios físicos aeróbicos, ouvir música, ler e meditar. Os pais também devem aprender a controlar a ansiedade, pois seus filhos captam seu nervosismo e pioram a coceira.Algumas pessoas necessitam psicólogos para controle da doença.

4 comentários:

  1. Por favor vc poderia me falar quais são as causas da urticária??? E do líquen plano?

    ResponderExcluir
  2. As causas de urticaria são inúmeras , as mais comuns são intoxicação alimentar, alergia alimentar, verminoses, viroses. As urticarias com duração de mais de 6 meses podem ter como causas disturbios de tireoide, causas auto-imunes, ou são idiopaticas (sem causa).

    ResponderExcluir
  3. Sei de uma coisa eu tenho coceira em todo o corpo sempre depois do banho da piscina da chuva se eu suuo muito tipo vou limpar a casa me coco inteira aqui é desabafo fui em varios dermatologistas eles dizem que não tem cura parece que tem um monye de formigas me picando ao mesmo tempo eu tenho 30 anos sou mãe de dois filhos,ai eu me pergunto a toda hora porque meu Deus?????????
    Cansei se eu morrer não sentirei mais isso!!!
    Eu não queria que fosse dessa forma queria ser normal igual a todos pelo menos um remédio pra controlar nem isso eu consegui...
    Vou deixar uma carta para a minha família e sei que um dia eles vão ver aqui também,já tentei uma vez contra a minha vida fiquei internada e os medicos me tratou como louca como doida hj faço tratamento com psiquiatra e jamais eles sabem o que tenho dentro de mim!!!
    Boa sorte pra quem tem isso e conseguiu a cura porque eu fui esquecida no mundo...

    ResponderExcluir